História

Em 1995, em Recife, Pernambuco, Brasil, nascia a banda Incredible Scrobbies. Paulo, Mário Fernando, Fernando Castor e Fábio Lopes se juntaram e decidiram não somente jogar RPG, mas também fazer barulho juntos. A princípio, Fábio cantaria enquanto Castor ajudaria na guitarra e Mário ficaria no baixo. O nome da banda foi definido por Castor e Mário após um dos primeiros ensaios antes do primeiro show. depois de muita discussão, o nome acabou sendo o mais esquisito possível: os Incredible Scrobbies.

Mas, existia um problema: da forma como a banda estava configurada, não havia baterista. E uma banda sem baterista não iria pra frente nunca. Fábio, então, assumiu a bateria e Castor entrou no vocal. Estávamos apenas com um guitarrista, eu, quando fizemos nossa primeira apresentação no Stone Dancing Bar no Pina. Apesar de alguns problemas técnicos, a nossa apresentação foi um sucesso e elogiada por muitos da platéia, não somente pelos parentes dos scrobbies.

Foi quando a decisão de colocar outra guitarra na banda aconteceu. Mariano, um amigo de Castor e de Fábio foi convocado. Alguns shows foram relaizados noessa configuração e até a primeira fita demo foi lançada : a Demomatrix em janeiro de 1998. Esta vendeu todas as 100 cópias que foram produzidas.

 

Capa da Demomatrix, primeiro lançamento musical da banda que teve todas as unidades vendidas.

Em torno de um ano, entretanto, Mariano saiu da banda para que o irmão de Fábio, Nandinho entrasse em seu lugar. Foi quando a turnê dos Incredible Scrobbies pelo Recife realmente começou. A banda tocou em colégios, bares, festas de 15 anos e de formatura de colégio, em aniversários e em prédios de amigos. Em resumo, a badna vendeu a alma em troco de atenção do mercado musical da cidade.

Após tentativas e mais tentativas sem grandes benefícios, a banda decidiu dar uma pausa e entrar em processo de gravação, a fim de gerar mais empolgação com o trabalho e ter mais moral e disposição para continuar a busca por audiência. Lançram o single Life na Internet, seguido pelo seu cd Vacant, no primeiro semestre de 2000. Cerca de duzentas cópias foram produzidas. Um detalhe curioso: existe uma a relação entre as duas capas abaixo. Tudo graças a o irmão do scrobby#4, Mário, o artista gráfico de todas as capas de álbuns dos Incredible Scrobbies.

 
 

Capa do single Life lançado na Internet.

 

Capa do primeiro cd da banda: Vacant.

Entretanto, nem todas as cópias foram vendidas. Um dos principais motivos disso, foi um certo desānimo da banda após algumas investidas mal-sucedidas em sua divulgação. Além disso, confusões entre membros da banda e problemas de cunho profissional acabaram por dificultar ainda mais o prosseguimento da carreira da banda que durante os anos de 2002 e 2003 se encontrou quase que estagnada.

Em 2004, com a vinda de Castor nas férias para Recife e as pazes feitas entre os membros, a banda voltou a se reunir e até chegou a realizar dois shows, além de começar a gravar um novo CD . A gravação dos instrumentos foi feita para três músicas. Apesar da qualidade da gravação estar acima de todas as outras, as gravações foram interrompidas.

Atualmente, os scrobbies estão dispersos. Mas, há ainda esperança entre os fãs e alguns membros da banda de que novas músicas que foram apresentadas nos últimos shows da banda sejam gravadas.


©Incredible Scrobbies 2017.